quarta-feira, 6 de novembro de 2013


O Barroco em Portugal e no Brasil

            O Barroco português e o brasileiro são fortemente influenciados pelo movimento de renovação religiosa introduzido pela Contra Reforma.

Nesse período, Portugal vivia um momento delicado de sua história, já que passara ao domínio espanhol desde 1580, com o desaparecimento do rei D. Sebastião na guerra. O melhor do Barroco português são os sermões de Pe. Antônio Vieira, que também viveu e escreveu no Brasil.

Em nosso país, ainda não havia um grupo expressivo de escritores nem de leitores de literatura. Apesar disso, começam a surgir aqui as primeiras produções literárias e, entre elas, algumas de boa qualidade, como é o caso de Gregório de Matos, nosso principal escritor barroco.

O Barroco no Brasil

Século XVII. O Brasil presenciava o nascer de uma literatura própria, embora ainda frágil e presa aos modelos lusitanos, ainda restrita a uma elite muito pequena e culta e ainda sem poder contar com um público consumidor ativo e influente. Mas começavam a despontar os primeiros escritores nascidos na colônia e, com ele, surgiam as primeiras manifestações do sentimento nativista, isto é, de valorização da terra natal.

O Barroco brasileiro surgiu nesse contexto. Não se via aqui o luxo e a pompa da aristocracia europeia, que, como público consumidor, apreciava e estimulava o refinamento da arte barroca. A realidade brasileira era diferente: tratava-se de um centro de comércio, de exploração da cana-de-açúcar; de uma realidade de violência, em que se escravizavam os negros e se perseguia o índio.

Apesar disso, os modelos literários portugueses chegaram ao Brasil, e o Barroco, cujas origens se confundem com as da nossa própria literatura, deu seus primeiros passos. Não havia sentimento de grupo ou de coletividade: a literatura produzida em meio ao espirito de aventura e de ganância da mentalidade colonialista foi fruto de esforços individuais. Aqueles que escreviam encontraram na literatura um instrumento para criticar e combater essa mentalidade ou para moralizar a população com os princípios da religião ou, ainda, para dar vazão aos seus sentimentos pessoais mais profundos. O Barroco no Brasil só ganhou impulso entre 1720 e 1750, quando foram fundadas várias academias literárias por todo o pais. A descoberta do ouro, em Minas Gerais, possibilitou o desenvolvimento de um Barroco tardio nas artes plásticas, que resultou na construção de igrejas de estilo barroco durante todo o século XVIII.

A obra considerada tradicionalmente o marco inicial do Barroco brasileiro é Prosopopeia (1601) de Bento Teixeira, um poema que procura imitar Os Lusíadas.

Os escritores barrocos brasileiros que mais se destacam são:

·         Na poesia: Gregório de Matos, Bento Teixeira, Botelho de Oliveira e Frei Itaparica.

·         Na prosa: Pe. Antônio Vieira, Sebastião da Rocha Pita e Nuno Marques Pereira.

O Barroco em Portugal


Pe. Antônio Vieira: a literatura como missão

Antônio Vieira (1608-1697) é a principal expressão do Barroco em Portugal. Sua obra pertence tanto à literatura portuguesa quanto à brasileira.

            Português de origem, Vieira tinha 7 anos quando veio com a família para o Brasil. Na Bahia estudou com jesuítas e espontaneamente ingressou na ordem da Companhia de Jesus, iniciando seu noviciado com apenas 15 anos. A maio parte da sua obra foi escrita no Brasil e está relacionada com as inúmeras atividades que o autor desempenhou como religioso, como conselheiro de D. João IV, rei de Portugal, ou como mediador e representante de Portugal em relações econômicas e políticas com outros países.


 Gregório de Matos: adequação e irreverência

             Gregório de Matos (1633-1696) é o maior poeta barroco brasileiro e um dos fundadores da poesia lírica e satírica em nosso país. Nasceu em Salvador, estudou no colégio dos Jesuítas e depois em Coimbra, Portugal, onde cursou Direito, tornou se juiz e ensaiou seus primeiros poemas satíricos. Retornando ao Brasil, em 1681, exerceu os cargos de tesoureiro-mor e de vigário-geral, porem sempre se recusou a vestir-se como clérigo. Devido às suas sátiras, foi perseguido pelo governador baiano Antônio de Souza Menezes, o Braço de Prata. Depois de se casar com Maria dos povos e exercer a função de advogado, saiu pelo Recôncavo baiano como cantador itinerante, dedicando-se às sátiras e aos poemas eróticos-irônicos, o que lhe custou alguns anos de exilio em Angola. Voltou doente ao Brasil e, impedido de entrar na, Bahia, morreu em Recife.  

Gregório era chamado boca do inferno devido seus poemas críticos que atacou a sociedade baiana da época, ricos, pobres, nobres, comerciantes, ofendendo até mesmo os padres e as freiras. Muitas das vezes era usado o tema religioso como simples pretexto para exercícios poéticos, com a ideia de Deus e do pecado, e condenação da alma. Porém, ele tinha um espírito profundamente barroco, como na poesia, sacra, lírica amorosa, poesia satírica, poesia burlesca.

  Entretanto o poema abaixo demonstra um pouco das expressões de Gregório.

A CRISTO N. S. CRUCIFICADO,

Meu Deus, que estais pendente de um madeiro,
 Em cuja lei protesto de viver,
 Em cuja santa lei hei de morrer,
 Animoso, constante, firme e inteiro:

 Neste lance, por ser o derradeiro,
 Pois vejo a minha vida anoitecer;
 É, meu Jesus, a hora de se ver
 A brandura de um Pai, manso Cordeiro.

Mui grande é o vosso amor e o meu delito;

Porém pode ter fim todo o pecar,
 E não o vosso amor que é infinito.

 Esta razão me obriga a confiar,
 Que, por mais que pequei, neste conflito
 Espero em vosso amor de me salvar



Característica do Barroco

          O Barroco nasceu em decorrência da crise do renascimento, ocasionada pelas fortes divergências religiosas e imposições do catolicismo. É chamado também seiscentismo.

-A arte e a literatura no barroco são reflexos dos conflitos dualistas, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão e a religiosidade medieval. A arte de a época baseia-se nas igrejas, capelas, estátuas de santos e monumentos sepulcrais, a obra de arte tinha como objetivo de conquistar e convencer.

-Corpo e Alma referiam à valorização do profano, como a oposição entre as ideias de vida eterna em contra posição como na vida terrena e do espírito e carne, ou seja, na visão barroco ou vive bem ou vive na angústia.

-A terra da passagem do tempo. O homem barroco assume consciência, integral na que se refere à vida humana, antes que termine, ou renuncia ao passageiro e entregar a eternidade.

-Forma tumultuosa. O barroco apresenta forma conturbada, na qual está relacionada, entre os princípios renascentistas e a ética cristã.

-O Cultismo, caracteriza-se pelo uso das diversidades da linguagem, ou seja, uma linguagem extravagante, já conceptismo, a linguagem é usada de forma organizada, na qual as prosas são escritas com o intuito de convencer e ensinar.  Como também apresenta figuras de linguagem, hipérbole, metáforas e antíteses.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 MOISÉS, Massaud.Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultura, 1997.

DISPONÍVEL EM:<Literatura Brasileira> Acessado em 08 de set de 2013.

DISPONÍVEL EM:< Fonte:www.mundoeducacional.com/artes/a-arte-barroca-no-brasil>Acessado em 02 de set de 2013.


Livro Português: Linguagens

Volume Único

Autor: Willian Roberto Cereja/ Thereza Cochar Magalhães

Páginas: 86 até 97

Acesso em 02/11/2013  as 09:30 hs


FACULDADE ANCHIETA/ANHANGUERA

LETRAS-3° e 4°AN

GILIAN BRUNO LIMA DE OLIVEIRA 1299165731

JULIANA DA SILVA AGUIAR PESTANA 5240176893

PATRÍCIA NIETO CARVALHO 5222156296

LUCIANA TEIXEIRA SILVA DE CARVALHO 6820479003


 Prof.ª Shizuko  Higashi









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